Tendências no universo da maquiagem vem e vão, mas e ele continua ali, firme e forte, sem nunca sair de moda. Os olhos esfumados até sofrem algumas variações, mas há décadas exercem um verdadeiro fascínio sobre a grande maioria das mulheres - e dos homens. O efeito desse tipo de maquiagem garante um olhar sedutor e atraente sem parecer vulgar.
"Ele dá um aspecto sexy para a mulher e todas querem esse efeito, principalmente quando saem à noite", afirma a maquiadora Jackie Melo, do Studio W, de São Paulo. Geralmente as cores utilizadas são as mais escuras, como marrom, preto ou cinza. "O tom chocolate também fica bonito", sugere a especialista.
Apesar de quase sempre fazer parte de uma produção noturna, a maquiadora afirma que o make pode ser usado em qualquer ocasião. "Desde festas mais chiques até jantares. Tudo depende da intensidade e de quanto você vai usar", recomenda.
Portanto, não se acanhe em utilizar desse maravilhoso artifício. E se você ainda não sabe como conquistar esse visual, Jackie ensina um passo a passo. Para compor o look, você vai precisar de:
Sombras: uma clara, uma no tom da sua pele e uma mais escura.
Pincéis: um para as sombras claras, outro para a escura e um esfumador.
-Primeiro passo: aplique a sombra clara em todo o olho.
-Segundo passo: passe a sombra da cor da pele no canto de fora, em forma de V deitado. Para isso, faça um traço com o pincel próximo do contorno doscílios, começando um pouco depois da metade da pálpebra, em direção ao canto externo, subindo até encontrar o côncavo (quando atingir o osso) e feche o V, seguindo o contorno natural do côncavo até a mesma altura do começo do traço. Isso facilita quando for aplicar a sombra mais escura.
-Terceiro passo: é a vez da etapa escura: pode ser preto, marrom, vinho ou verde. Depende da tonalidade que você quer usar. Aplique por cima da sombra cor da pele.
-Quarto passo: com um pincel (aquele mais gordinho e emborrachado) faça movimentos circulares no côncavo. Pronto, está aí o efeito esfumado. "Esse passo tem que ser muito bem feito, senão fica borrado".
Uma nova estação chegou e agora é hora de pensar nas novas tendências de moda e beleza, afinal qual a mulher que não quer estar sempre na moda e atualizada?
Para a maquiagem, aposte no brilho das pedras preciosas, das jóias e na cosmetologia mineral. Pedras preciosas como o diamante, turmalina e outras estão nas composições de vários produtos de maquiagem, o que traz o brilho de uma jóia para o look. Já foram lançados há alguns anos, maquiagens com pó de ouro, mas agora é a vez dos diamantes, que são eternos... O pó dessa pedra preciosa está presente nas sombras, pós iluminadores, batons e glosses.
As cores da estação ficam por conta do verde profundo, dourado e lilás. Uma cor que também será vista será o verde esmeralda cítrico. Aposte! Bases e pós de efeito iluminadores também entram em várias linhas de maquiagens.
Lembre-se que os olhos deverão estar sempre muito esfumados e intensos, deixe apenas o delineador largo bem marcado, fazendo o gosto das mais descoladas. Para os batons, invista nas cores escuras como o uva e os rosas iluminados, tipo boneca.
Para o blush, o pó efeito bronze terá a finalidade de colorir as maçãs do rosto, oferecendo sofisticação; portanto, deixe aquele blush mais colorido na gaveta.
Toda maquiagem deverá ser finalizada com produtos iluminadores que irá conter partículas extra finas que difundem a luz. Aplique abaixo dos olhos, testa, nariz e queixo. Aplique sobre o colo quando for usar um decote daqueles que arrasam!
Outra tendência forte são os produtos minerais sem adição de conservantes. Por enquanto os mais conhecidos são os pós faciais, que a cada aplicação oferece uma cobertura diferente. As sombras trarão pós de madre pérolas e outros materiais naturais.
Outra novidade são as sombras de efeito molhado, porém antes de comprar experimente para ver se o produto não vinca (quebra) nas dobras das pálpebras!
Lembre-se que, independente da moda, o melhor mesmo é usar aquilo que você se sente bem e que te faz ficar mais bonita ainda. Dentro da moda, escolha aquilo que mais lhe agrada e invista em novidade, afinal toda mulher gosta do glamour de uma pedra preciosa.
Com a ajuda do blush, dá para conseguir a aparência de um rosto mais fino. Dessa forma, a pincelada vai ter o objetivo de alongar os traços. Nos rostos largos, como o oval e o quadrado, aplique o blush com um pincel, de cima para baixo, partindo da orelha até maçã do rosto, na altura da boca. Uma dica é fazer um biquinho com os lábios para marcar a região das bochechas. Já os rostos redondos pedem um toque diferente. "Com o mesmo movimento, devemos passar o produto com mais intensidade nas têmporas", explica a maquiadora.
Nesse caso, o ideal é utilizar um jogo de sombrasiluminadoras, porém, o blush em tons escuros também ajuda. "O nariz 'batatinha' é facilmente disfarçado com a utilização de um tom mais escuro nos cantos das narinas", explica a especialista. "Outra dica é iluminar outros pontos do rosto, como as têmporas, assim você sobressai outros pontos, disfarçando imediatamente o detalhe do nariz."
Em dúvida de qual cor escolher? Opte para o tom que mais combina com a sua pele. "Para saber qual é a cor ideal do blush, dê suaves beliscadas na bochecha (quando estiver sem maquiagem) e preste atenção ao tom que aparece naturalmente, pois ele é o mais indicado", diz. "As mulheres de pele claras costumam ter uma cor rosada; as pálidas, lilás; as negras, pink escuro ou vinho; as de pele marfim, pêssego e as olivas, marrom."
Os tons de blush que puxam para o avermelhado, alaranjado ou bronzeado ajudam a deixar o aspecto mais saudável e, consequentemente, mais jovial. ?Mas vale lembrar que não podemos exagerar na hora da aplicação, caso contrário, a maquiagem ficará pesada e artificial?, diz.
Não sabe como aplicar o cosmético sem cometer deslizes? A maquiadora ensina. "Antes de aplicar o blush, dê uma batidinha no pincel para que o excedente do pó caia antes de chegar ao rosto", recomenda. "A cor do blush suaviza a medida que se pincela o produto de cima para baixo, por isso nunca podemos aplicá-lo de baixo para cima. À noite dá para optar por carregar um pouco mais no produto, já que a iluminação é menos intensa", sugere a especialista.
"O uso do blush é essencial após a aplicação da base ou do pó facial. Ele completa a cobertura da pele, quando ela apresenta imperfeições e elimina o aspecto esbranquiçado e até mesmo pálido, que esses produtos podem proporcionar para pele".
Não podemos esquecer nunca: é fundamental respeitar o prazo de validade estabelecido pelo fabricante do seu produto cosmético, que deve estar impresso na embalagem principal, aquela que está bem ao alcance dos olhos. Esta data é a máxima segura para o uso do produto, respeitando-se as regras de conservação.
O prazo de validade de cada formulação foi estabelecido mediante testes de envelhecimento acelerado, colocando-se as amostras do produto em estudo em situações drásticas, como alta e baixa temperatura e insolação. Este prazo deve sempre ser obedecido para garantir segurança e eficácia de uso. As instruções de armazenamento e uso devem ser seguidas corretamente, um batom guardado no porta-luvas do carro ficará com seu prazo de validade totalmente comprometido, é claro.
Dicas fundamentais de armazenamento
Veja como é fácil bem conservar seu produto cosmético e garantir sua eficácia:
1- Manusear qualquer que seja seu produto cosmético sempre com as mãos limpas e secas, para evitar a contaminação microbiológica cruzada. Bactérias, fungos e leveduras adoram creminhos e podem colocar em risco a sua saúde, portanto fora com essa turma de intrusos!
2- Manter as embalagens fechadas, dentro dos cartuchos (se existirem), longe da umidade, luz solar e calor. Lembre-se que nos banheiros brasileiros, diferentemente das salas de toilette européias, o vaso sanitário, chuveiro e armários( onde ficam guardados os cosméticos) ocupam o mesmo espaço, que se constitui num ambiente permanentemente úmido, com grande população microbiana, portanto estas instruções são FUNDAMENTAIS para evitar a contaminação microbiológica.
3- Os produtos cosméticos devem ser de uso individual, nunca partilhe seus cremes oumaquiagem com outras pessoas.
4- Falando de produtos para cuidado da pele do rosto:
Preferencialmente use os produtos da mesma linha, por exemplo, loção de limpeza, tônico ehidratante facial, pois as formulações foram delineadas para se complementar, partilhando sistemas de conservantes e princípios ativos. O que desejo dizer é que sempre que você utilizar a seqüência de produtos, conforme determinada pela empresa fabricante, a eficácia de uso será comprovada. Quando se "misturam" produtos de marcas diferentes, não há sinergia de ação e perde-se em eficácia. Portanto vale a pena investir numa boa linha de cosméticos faciais, adquirindo-a completa.
5- Os produtos, de forma geral, devem ser guardados a temperatura ambiente, porém perfumes preferencialmente podem ficar armazenados numa geladeira, ou frigobar, mas lembre-se que as fragrâncias podem impregnar tudo, portanto se você escolher guardá-los dessa forma, use um equipamento somente para isso.
Você integra o time das garotas adeptas do óculos de grau? Se você faz parte do grupo que acha que está fadado à cara lavada, porque acredita que o acessório vai esconder a maquiagem, é hora de mudar de opinião. Dá para valorizar o rosto e apostar em um visual elegante mesmo com as lentes. A maquiadora Janaína Raquel Ferreira, do salão Studio Prime, selecionou um conjunto de dicas de make para não deixar o óculos virar um esconderijo da sua beleza e, pelo contrário, conferir mais harmonia ao look.
Ponto de destaque
O passo inicial de qualquer produção, com ou sem óculos, é escolher o que destacar. De acordo com a maquiadora, em geral, as pessoas procuram destacar os olhos, que ficam atrás da armação. "Mas é possível chamar a atenção para a boca, valorizando os lábios com o batom ou gloss, por exemplo", explica Janaína. Vale o cuidado para a pele, que deve estar bonita e uniforme. Use corretivo para esconder imperfeições e o pó facial para retirar o brilho em excesso. Já, as sobrancelhas precisam estar bem feitas, já que levantam a expressão facial.
A impressão é que os olhos ficam menores, quando as lentes estão em primeiro plano. A solução para acabar com essa ilusão é não aplicar o lápis preto na parte inferior das pálpebras (superiores e inferiores). "O lápis preto deve ser passado na parte externa da pálpebra, rente aos cílios, para aumentar o tamanho dos olhos. Aplicar o lápis branco na parte inferior também ajuda a abrir o olhar", completa.
O rímel tem passagem livre para quem vive com óculos. Opte por uma escova que atinja o seu objetivo de deixar os cílios mais longos, curvados ou volumosos. "Prefira uma máscara de secagem rápida para não borrar a lente" aconselha a maquiadora. Usar o curvex vai deixar os cílios ainda mais definidos.
O uso do delineador é outra alternativa para que o visual fique destacado, e com naturalidade. "Ele provoca um resultado ainda melhor que o lápis. Só é preciso prestar atenção no contorno (fino ou grosso) para não carregar a expressão do rosto", diz a maquiadora.
Quando o look precisa ser mais discreto, apostar nos tons pastéis, para as sombras, e em tons suaves, para os lábios, é certeza de sucesso. "O delineador pode aparecer no make com um traço fino, assim valoriza o olhar, e a produção fica natural", explica a maquiadora
Se o evento é especial, mas os óculos não podem ficar em casa, não há motivos para se desesperar. A suavidade do make para o período do dia cede espaço para a maquiagem mais elaborada à noite. Vale a regrinha de evitar passar o lápis preto na parte interna das pálpebras para não diminuir o tamanho dos olhos, já o delineador pode ganhar um traço mais largo. Opte por sombras cintilantes (perolada ou prata), escuras (preto e cinza) ou terrosas (marrom e cobre). Para arrematar o visual, use um pincel ou cotonete e esfume a sombra no canto externo dos olhos.
Um clássico, sem dúvidas. O batom vermelho sempre entra em pauta quando o assunto é maquiagem. "Ele proporciona um visual atraente, sexy e radiante, independente da sua idade e das tendências da moda", afirma o maquiador Alexandre Krizek, responsável pelo instituto Krizek. O fato é que ninguém é indiferente a ele e os maquiadores concordam que o batom vermelho é para todas as bocas. É só uma questão de aprender a usufruir de seu potencial.
A ressalva que existe em relação ao cosmético, no entanto, é justificada. Quando utilizado de maneira incorreta, ele pode sabotar completamente o seu look. O batom vermelho, inevitavelmente, traz o foco da maquiagem para os lábios. Portanto, olhos e blush precisam ser mais suaves e simples para não exagerar. "Você acaba chamando muito mais atenção do que deveria e pode até passar uma impressão vulgar", ressalta Krizek.
Antes de tudo, procure comprar seu batom vermelho em uma loja de cosméticos de qualidade, que tenha alguém que entenda mesmo do assunto. Essa pessoa deve auxiliá-la na escolha do tom mais adequado e lhe ensinar a maneira correta de aplicação.
"O batom vermelho é um pouco como o pretinho básico ou seu jeans favorito. Um tamanho não serve para todas. Os tons de pele, o tamanho dos lábios e o formato do rosto, todos tem um papel distinto. Portanto, você simplesmente tem que experimentar e depois dar uma boa olhada no espelho", ensina Nina Garcia, editora de moda da revista Marie Claire norte-americana e jurada da série Project Runway.
Em seu livro 100+ O guia de estilo que toda mulher fashion deve ter, Nina dá dicas valiosíssimas sobre o batom vermelho. Confira abaixo algumas delas:
Tom
Há diferentes tonalidades de batom vermelho. Eles devem corresponder à cor da pele.
-pele clara: aposte em vermelho com traços suaves de azul.
-pele avermelhada: escolha um vermelho rosado.
-pele cor de oliva: opte por vermelhos quentes que possuem uma base laranja, dourada ou marrom.
-pele morena escura ou negra: prefira um vermelho fúcsia brilhante.
Aplicação
A especialista considera aplicá-lo uma arte. "Não é o tipo de batom que se pode passar no banco de trás do táxi", constata Nina.
-aplique o hidratante labial primeiro e depois uma fina camada de base.
-com a base seca, acrescente uma camada de pó facial, para fixar o batom por mais tempo.
-delineie os lábios com um lápis que combine com o seu batom. Mantenha a linha natural dos lábios.
-passe uma camada fina e uniforme do batom vermelho e seque
-aplique uma segunda camada do batom vermelho.
Geralmente quem tem a pele oleosa ou mista acredita que a maquiagem pode acentuar ainda mais essa característica, ou até mesmo deixar a pele com mais brilho, o que é um engano. A maquiagem não estimula a produção de oleosidade. Conhecer o todos os tipos de cobertura pode ajudar na hora de escolher o tipo de base.
Além do brilho há também as espinhas, que poderão ser disfarçadas com o uso da maquiagem, mas é necessário muito cuidado para não pesar no acabamento. Antes da maquiagem é bom lembrar que é fundamental o uso de produtos para a limpeza, tonificação e hidratação da pele.
De nada adianta fazer uma maquiagem linda, se por baixo dela há uma pele mal tratada. Escolha produtos hipoalergenicos e livre de óleos.
Outra dica é verificar junto ao rótulo do produto se ele é específico para o seu tipo de pele, que pode ser seca, normal, mista ou oleosa.
É fundamental limpar bem a pele antes de aplicar a maquiagem e retirá-la toda antes de dormir. A hidratação também é super importante para o combate ao envelhecimento, mesmo que a pele seja oleosa e com acne.
A maquiagem para pele oleosa e com acne deve ser leve e suave. Prefira sempre produtos líquidos para a cobertura (corretivo e base), pois eles oferecem uma cobertura leve, sem deixar um aspecto pesado e artificial à maquiagem.
Outra dica é optar por produtos livres de óleo, os chamados "oil free", que além de serem mais leves, não contribuem com a inflamação da acne. O corretivo serve única e exclusivamente para corrigir pequenas imperfeições ou suavizar manchas isoladas.
É válido também aplicá-lo no canto dos olhos, do nariz e da boca, onde naturalmente a pele é mais escura. Sempre em pequenas quantidades e com leves batidinhas, sem arrastar. A cor do corretivo pode ser um tom mais claro que a pele.
Para casos severos de olheiras, opte por um corretivo que também trabalhe como iluminador e trate a região, irrigando ou dilatando os vasos sanguíneos e iluminando o olhar.
Lembre-se de optar por um corretivo líquido, que é facilmente encontrado no mercado. Para disfarçar uma espinha, coloque uma gotinha do corretivo sobre ela e dê leves batidinhas sem arrastar. Certifique-se que o produto secou sobre a espinha.
Faça isso em todas as espinhas e não se preocupe se parecer que seu rosto está manchado, afinal a base virá depois para uniformizar o tom da pele. Há produtos que "secam" a acne e oferecem uma coloração para camuflar o problema; vale a pena experimentar!
Para uniformizar a pele, use a base sobre todo o rosto. Este produto também pode ser encontrado em várias opções, porém a mais indicada para peles oleosas é a líquida, como já foi dito.
Para acertar em cheio o tom deste produto com o do rosto, faça um teste aplicando uma pequena quantidade sobre a testa até secar. Se houver diferença de cor, troque!
Uma atenção especial também nos movimentos de aplicação da base: o produto deve ser aplicado de dentro para fora, em movimentos ascendentes e, no pescoço, de cima para baixo.
A pele oleosa possui brilho excessivo, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo), por isso o pó é fundamental para controlar o brilho. Aplique sempre uma quantidade mais generosa, mesmo que inicialmente a pele apresente um aspecto mais seco que o normal.
Aplicar uma quantidade maior garante o aspecto mate e fixa a maquiagem por mais tempo. É importante também reaplicar o produto sempre que notar início de brilho na pele.
Para finalizar a cobertura de uma pele perfeita, aplique um produto iluminador sobre vincos ou marcas de expressão, gerando assim um efeito de ótica que disfarça e elimina essas características.
A pele oleosa possui poros mais dilatados que a pele normal. Por isso a cobertura pesada pode ?entupir? esses poros, comprometendo o acabamento da maquiagem.
Todos os produtos para cobertura de pele (exceto o pó) devem ser líquidos e sem óleo. Existem produtos adequados a todos os tipos de pele, por isso invista em bons produtos para poder aproveitar ao máximo o que cada um oferece de melhor.
Do cor-de-rosa chiclete, cereja, bebê ao pink, os tons de rosa estão em alta nas bocas das mulheres. Seja pela variedade indiscutível de tonalidades disponíveis no mercado, seja pela cor remeter à feminilidade, o batom rosado é hit da maquiagem. Versátil, a cor não fere o estilo de ninguém e pode criar um visual retrô, romântico, sexy ou modernoso. Tudo depende da personalidade de cada uma. "A escolha do rosa vai do gosto de cada um", afirma Itamar Senna, maquiador do Studio Prime.
Lábios grossos ou finos
Quando o assunto é escolher entre o tom que deixará os lábios mais bonitos, surge a dúvida: Qual a cor que fica melhor para o meu formato de boca? Segundo o maquiador, vale apostar em um tom de rosa mais escuro quando os lábios são muito finos. "Tons de rosa mais fortes, como o pink, valorizam os lábios", explica o maquiador. Já, os mais claros fazem com que lábios não ganhem tanto destaque na produção e chamem menos atenção.
E o tom da pele?
De acordo com Itamar, não há como ditar uma regra que diga que, por exemplo, pessoas com a pele mais clara devem usar tons mais claros de rosa. "A moda independe do tom de pele", explica. Porém, se a moda não faz seu estilo e lhe parece muito mais interessante seguir padrões para não fazer feio na hora da produção, o maquiador dá dicas de como escolher entre as variedades de tons sem entrar em conflito com o tom de pele.
Morenas: podem usar a grande maioria dos tons de rosa, com passe livre para o rosa pálido, bebê, chiclete ou pink.
Loiras: quando a pele é bem branquinha, as chances de que a aparência fique ainda mais pálida são enormes se a escolha do batom não for criteriosa. A dica é apostar em tons de rosa que puxem para o dourado ou alaranjado, como o salmão e o coral. O nude, tendência tanto nas passarelas quanto na composição do visual, deve passar longe dos lábios das clarinhas, pois ele apaga a boca. A não ser que a ideia seja criar um look boca pálida.
Negras: se a pele é mais escura, a dica é usar tons fortes, como o fúcsia, o pink e tons puxados para o cereja e o vinho.
Escolhendo o que destacar
Quando o assunto é o visual, a busca pela harmonia deve sobressair. Geralmente, quando se destaca a boca com tons fortes, o make dos olhos fica mais discreto, e vice-versa. Mas, como salienta o maquiador, isso não é uma regra e depende da personalidade de cada mulher. A ressalva do maquiador é somente com combinações. "Combinar batom com sombra ou a sombra com a cor da roupa é algo ultrapassado", afirma ele.
Infelizmente acontece com mais frequência do que o necessário... Depois de perder o maior tempão caprichando no make, você começa a sentir a pele coçar, ficar vermelha, às vezes os olhos ardem e a boca pode até ter inchar ligeiramente. Pois é, alergia à maquiagem não tem nada de frescura. Se esse é seu caso, saiba agora como lidar com esse problema que afeta muitas mulheres.
Por que a alergia aparece?
Se você é o tipo que não possui alergia a nada, há grandes chances de poder usar qualquer tipo de maquiagem sem preocupação. Infelizmente, as pessoas com rinite ou que são alérgicas a outras coisas, de animais de estimação a poeira, têm mais facilidade pra sofrer quando passam maquiagem.
A alergia ao make pode ser causada por vários componentes do próprio, como o óxido de ferro (também conhecido como pó de alumínio), responsável por dar cor, os conservantes, que, como o próprio nome já diz, fazem os produtos durar mais tempo, ou até mesmo pelas fragrâncias que alguns produtos têm. Nesse caso, se você conseguir identificar o que vem lhe dando problema, basta parar de usar, substituindo por outro produto sem a substância que lhe faz mal. Infelizmente, não existe cura: o jeito é substituir.
Alerta! Produtos muito baratinhos, desses que você paga menos de R$ 3,00 merecem ficar sob observação, ok? Infelizmente, os bons produtos precisam de matéria-prima um pouco mais cara. Makes com prazo de validade vencido só podem ter um destino: o lixo.
Alergia que vem do nada
Pode acontecer, sim, de você usar toda a vida um produto que, do nada, passa a lhe causar desconforto. Isso porque os componentes alérgicos podem ter efeito cumulativo. Por exemplo, enquanto você está em dia com seu sistema imunológico, tudo tranquilo. Mas em um dia, quando está mais sensível, alguma substância pode lhe dar alergia. Se isso acontecer com você, questione todos os produtos que usa, do xampu ao perfume, passando pela maquiagem, é claro. Suspenda o uso de alguns até descobrir de onde vem a irritação ou procure seu dermatologista.
Maquiagem que não faz mal
Se você já sabe de cara que tem alergia à maquiagem, opte sempre pelos produtos hipoalergênicos. Eles não contêm as substâncias que causam dermatites nas peles mais sensíveis. Apesar de (bem!) mais caros, são a salvação dos alérgicos. As marcas importadas Clinique, Vichy, M.A.C e as nacionais Dermage e Vitaderm são as mais conhecidas. Mas vale a pena ir testando várias até encontrar a ideal pra você, como a da Natura e da Avon, que caíram no gosto popular. E você sabe, a voz do povo.
E os makes minerais?
De um ano pra cá, eles ganharam as páginas de revistas femininas e o gosto das entendidas no assunto. Isso porque esse tipo de maquiagem é feita com produtos extraídos da natureza, sem química forte ou cores muito artificiais (pode reparar, os tons da maquiagem mineral ficam bem mais suaves). Além disso, esse tipo de produto tem ação calmante, não obstrui os poros e inclusive trata a pele. Segundo maquiadores e as apaixonadas por make, o efeito é mais natural, fica lindo. E você sabe, né? Segundo maquiadores famosos, o segredo da maquiagem bem-feita é não parecer artificial. Vale dar uma chance aos produtos minerais, mesmo porque é fácil de encontrar, toda marca que se preze já possui sua linha.
Outro cosmético que merece atenção
O esmalte mais comum e barato quase sempre tem em sua composição o formaldeído, que causaalergia em muita gente. Por isso, fique atenta e leia o rótulo, ok? Se você for sensível a essa substância, a opção mais uma vez são os hipoalergênicos.
Segredinhos da pele perfeita
Antes de começar a maquiagem, alguns cuidados são essenciais para preparar a pele, como:
- Limpar e hidratar bem. Use um sabonete próprio para tirar o excesso de oleosidade do rosto e, depois, um hidratante para seu tipo de pele, próprio para o rosto.
-Espalhe, antes mesmo da base, um primer. Esse produto funciona como uma base sem cor que ajuda a fechar os poros, tirar o brilho da pele e fazer seu make durar muito mais tempo. Tem que ter!
- Nunca durma com a maquiagem ou deixe mais tempo que o necessário. A limpeza precisa ser feita com sabonete e demaquilante, que é o mais indicado para tirar os produtos mais resistentes, como a máscara para cílios.
- Na hora de comprar, escolha um produto que lhe faça bem. Hoje em dia muitos makes vêm com fator FPS na formulação. Ficar linda de dentro pra fora é sempre melhor, não acha?
A eterna insatisfação com alguns traços da beleza feminina não é novidade para ninguém. Nada fica de fora, o formato do corpo, os cabelos, o nariz e um detalhe importantíssimo: os lábios. Quem tem finos quer aumentá-los e quem tem a boca carnuda quer diminuir. O fato é que sempre tem algum risquinho que pede mudança. E, para isso, não é preciso nenhuma intervenção cirúrgica, mas também não adianta passar batom e sair. Pequenos truques no seu make up, que incluem corretivo, pó, contorno labial e gloss, são bem eficientes.
Todo mundo pode ter uma boca irresistível. É só saber escolher uma cor e uma textura que combine com os seus lábios, sua pele e seu estilo. Veja algumas dicas de como suavizar as formas, sugeridas pelos maquiadores Robson Vieira, do Centro de Beleza Patrícia Alves, de Florianópolis, e Alexandre Krizek, do Instituto Krizek, de São Paulo.
Lábios finos e compridos
Apague o contorno natural da boca com o corretivo. Com o lápis de contorno labial, faça um novo traço mais para fora, só que suave. Não exagere! Não adianta querer fazer o risco no dobro do tamanho natural e deixar o visual artificial. Se quiser, passe o próprio contorno (que tem um maior poder de fixação) para preencher os lábios e, depois, o batom. O toque final para conquistar volume é colocar o gloss concentrado mais no centro da boca. Não esqueça: contorno labial e batom têm que ser da mesma tonalidade. As cores claras e cintilantes ajudam a dar uma sensação de aumento dos lábios.
Lábios pequenos e estreitos
São aqueles em que os cantos da boca quase que ficam na direção das abas do nariz. O truque para dar uma alongada é feito no canto externo da boca. Aplique um corretivo no contorno natural e, em seguida, faça um novo traço, não muito além do tamanho real. Passe o batom no mesmo tom do lápis e gloss. As dicas sobre cores e texturas são as mesmas do que para os lábios finos e compridos.
Lábios carnudos
É o que a maioria das mulheres gostaria de ter. Mas, há quem tenha e queira disfarçar. Para isso, apague o contorno natural da boca com o corretivo. Faça um novo traço mais para dentro dos lábios e preencha com o próprio contorno ou um batom do mesmo tom. Prefira aqueles com efeito mate. Gloss, brilhos e cintilantes não devem fazer parte da sua nécessarie. Uma outra dica para dar uma diminuída é passar batom só no centro da boca.
Lábios grandes e largos
São aqueles em que os cantos externos da boca ficam na mesma altura das pupilas. Quem deseja dar uma disfarçada no tamanho, pode optar por um batom opaco de cor clara sobre toda boca. Em seguida, com uma tonalidade mais escura, aplique apenas no centro dos lábios com leves batidinhas, feitas com o dedo para não deixar marcado, e passe gloss em cima.