Você sabe usar o óleo de argan?
Ele também é chamado de Morrocan oil e pode danificar o cabelo se você usa c
chapinha.
Lidar com os cabelos ressecados dá trabalho e até desanima - no dia a dia, muitas mulheres preferem manter os fios presos a ter de ficar dando explicações sobre os produtos que usa ou tratamentos que já experimentou, sem sucesso. Se você não aguenta mais os elásticos ou os coques, tem no óleo de argan uma esperança: extraído de uma árvore que cresce na região sudoeste do Marrocos (por isso, também conhecido como Morrocan oil ), o produto tem na composição 80% de gorduras insaturadas. "Isso faz do óleo de argan um ótimo lubrificante e emoliente", afirma o médico tricologista Luciano Giovanni Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia. Isso quer dizer que o óleo restaura a hidratação natural do cabelo, além de dar lubrificação extra aos fios - assim eles se recuperam mais rapidamente.
Mas os resultados positivos dependem de alguns cuidados tanto na forma quanto na quantidade de aplicação do óleo de argan.
Cabeleireiros entregam os segredos contra cabelo ressecado
Tem receita para fazer no salão, aplicar em casa e até para escolher o xampu
Poluição, cloro, exposição ao sol e muita química podem deixar até o cabelo oleoso bastante ressecado. De acordo com o hair stylist Jomas Lázaro, do salão Fino Capelli, no Rio de Janeiro, o ressecamento pode acontecer porque o pH do cabelo se alterou, as cutículas capilares estão dilatadas e desprotegidas ou porque o cabelo perdeu seu revestimento natural de gordura, ficando seco e sem brilho. "Fios com comprimento superior a 10cm recebem menos nutrientes do couro cabeludo", afirma. Siga as dicas dos especialistas e reverta o problema dos cabelos ressecados:
Use o xampu adequado
O cabelo ressecado por conta de tratamentos químicos (tintura, luzes ou progressiva, por exemplo) fica mais alcalino que o normal. "Isso faz com que as escamas fiquem mais dilatadas e sofram com maior intensidade os efeitos do sol e da poluição, fatores que deixam o fio ainda mais ressecado", diz Jomas Lázaro. Por conta disso, o ideal é usarxampus que tenham o pH mais ácido (entre quatro e meio e cinco e meio), ou então um xampu neutro. 'Em casos mais graves, no entanto, o xampu neutro pode não resolver os danos do cabelo ressecado", afirma Jomas. Nessas situações, o profissional recomenda uma ida ao salão ou o uso de xampus profissionais, que possuem a indicação do pH no rótulo.
Mantenha a cor vibrante dos cabelos tingidos com sete cuidados
Temperatura da água e falta de hidratação podem desbotar a tintura mais rápido
A satisfação de sair do salão como tom de tintura exatamente do jeito que você queria dura pouco se os fios não forem bem cuidados. O cabelo tingido desbota com facilidade por causa da ação do sol, da água, de produtos químicos e uma série de fatores externos. Para driblar esses problemas e prolongar o efeito pós-tintura, pedimos a cabeleireiros que elegessem os sete principais cuidados que você pode ter em casa, além do retoque periódico da cor no salão. Aproveite!
Hidratação profunda
A coloração retira os nutrientes e a umidade dos fios, fazendo com que eles fiquem ressecados e com a cor desbotada. "Após a coloração, faça hidratação com frequência", recomenda a hairstylist Viviane Costa, do Studio de Beleza Sonia Nesi. Dependendo de como estiver o seu cabelo, é recomendável até fazer uma hidratação antes da tintura para amenizar o ressecamento.
A frequência de hidratação vai depender de como é o seu cabelo: muito seco, oleoso etc. Na maioria das vezes, é recomendado fazer uma hidratação caseira por semana ou a cada 15 dias e pelo menos uma hidratação mais profunda no salão por mês.
Aprenda a fazer cachos com bobes
Se você acha que os bobes estão ultrapassados e apenas as vovós ainda usam o acessório para fazer cachos, reveja seus conceitos. Quando bem utilizados, os rolinhos são excelentes aliados na hora de moldar e ondular o seu cabelo, deixando-a com um visual digna das capas de revistas. Há vários tipos no mercado, de silicone, espuma, velcro e, além de serem muito mais em conta do que um aparelho para babyliss, eles conseguem dar um efeito bem mais natural aos seus cabelos anelados.
Para conseguir o cabelo enrolado que você almeja, conversamos com os cabeleireiros queridinhos das famosas Marco Antônio de Biaggi, do salão MG Hair Design, e Mauro Freire, do salão Casa Mauro Freire, ambos em São Paulo. Os especialistas explicam o passo a passo do uso de bobes no cabelo, seus produtos favoritos e os truques para deixar o acabamento com muita forma e brilho.
Dê uma chance para as ampolas de hidratação rápida para cabelos
Ninguém se arrisca a duvidar dos efeitos de uma boa hidratação de cabelo, os fios ganham mais brilho e ficam mais fortes, mesmo no caso de quem tem luzes ou tintura. Duro mesmo é encaixar o tratamento na rotina, pelo menos uma vez por semana é a recomendação dos cabeleireiros. Vem daí o sucesso das ampolas de hidratação rápida: em cerca de três minutos, ou seja, no tempo necessário para desembaraçar os fios durante o banho, a fórmula apresenta resultados semelhantes a uma aplicação feita no salão. "O fio de cabelo é composto por uma camada externa, chamada cutícula, uma porção intermediária chamada córtex e outra interna, a medula. As ampolas de tratamento penetram entre essas partes, regenerando a forma dos fios e melhorando a resistência deles", afirma o médico tricologista Luciano Giovanni Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia. Mas será que você sabe tirar proveito dessas bisnagas? Faça o quiz para descobrir se elas substituem definitivamente as máscaras de hidratação, dispensam o condicionador, podem ser usadas todos os dias, deixam o cabelo pesado, entre outras respostas.
Nove cuidados que você deve ter com o seu cabelo com luzes e mechas
Deixar os cabelos loiros já passou pela cabeça da maioria das mulheres, seja com luzes, mechas, californianas, balaiagem. O tom realça a beleza feminina e chama a atenção, mas manter um cabelo clareado saudável exige trabalho. O dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, explica que todo processo de descoloração é agressivo."Todas as cutículas do cabelo são abertas e têm as suas moléculas de melanina hiper oxigenadas durante a tintura", afirma. Por isso, as mechas merecem cuidados redobrados.
Use um reforçador de clareamento
Quem opta por ficar loira dificilmente quer voltar à cor original, mas muitas desistem do tom mais claro porque o clareamento frequente acaba deixando os fios com aspecto muito ressecado. "Mulheres loiras cortam o cabelo cada vez mais curto em função da grande quantidade de pontas duplas que vão aparecendo", conta o cabelereiro Gennaro Preite, consultor de beleza capilar, de São Paulo. Uma boa solução para evitar o desgaste excessivo é lançar mão de um reforçador de clareamento. Gennaro conta que esse produto diminui a quantidade de descolorante necessária para clarear o tom dos fios: "Um cabelo pode ser descolorido com pó e água oxigenada até o loiro médio e o reforçador traz a cor até o loiro claro, por exemplo". O resultado é um cabelo menos danificado e com menos pontas duplas.
Babyliss invertido: como fazer o cabelo de Gisele Bündchen
Siga o passo a passo para conseguir as madeixas da top
Você comprou há séculos aquele modelador de cachos e achou que seria o suficiente para conquistar os cachos dos seus sonhos, entretanto, depois de algumas tentativas frustradas de conseguir o cabelo ondulado, guardou o aparelho na gaveta. Se esse é o seu caso, seus pedidos foram ouvidos! Fomos ao salão do hairstylist Marcos Salles e descobrimos os truques para conseguir os cabelos ondulados iguais as da Gisele Bündchen.
"Além de um babyliss em uma temperatura mínima de 180° C, os fios anelados ficam mais bonitos em cabelos com o corte repicado em toda a parte da frente e ao longo dele, em camadas",
Comece o processo com o cabelo já seco. Lembre-se que para não estragar os fios o secador deve permanecer a pelo menos um palmo da cabeça e sempre em movimento. Se o seu cabelo for crespo ou muito volumoso, você pode lavá-lo e, em seguida, fazer uma escova antes de iniciar o processo.
Desequilíbrio emocional pode influenciar na queda de cabelo
Hormônios e má alimentação também podem ser os causadores da calvície
A queda de cabelos em homens e mulheres é uma queixa cada vez mais comum atualmente, já que o número de pessoas mais preocupadas com a aparência de ambos os sexos vem aumentando. Diversos trabalhos e estudos foram realizados para avaliar o quanto esta interferência é significativa na vida das pessoas.
Uma pesquisa apresentada no Encontro da Academia Americana de Dermatologia em 2010 nos Estados Unidos mostrou que para as mulheres, por exemplo, a queda de cabelo causa um grau de sofrimento tão intenso quanto a perda de um ente querido Ou seja, é muito importante para o médico saber lidar com as queixas emocionais dos pacientes que sofrem com essa mal tão comum.
Existem várias possíveis explicações, argumentos e justificativas para justificar este problema. O fato é que interfere significativamente na qualidade de vida das pessoas, com diminuição de auto-estima e alteração da auto-imagem. São várias as causas para a queda de cabelo, uma delas, a mais temida, é a calvície ou alopecia androgenética. A calvície normalmente vem de um histórico familiar, que pode ser decorrente tanto da parte materna, quanto paterna, diferente do que se achava antigamente, quando o problema era associado apenas a parte da mãe.
Neste caso, a idade de início pode predizer o prognóstico, isto é, quando mais precoce for o começo da queda de cabelos, mais difícil será o tratamento, e por conseqüência, pior o prognóstico.
Já a alopecia androgenética, a queda não é tão acentuada, porém os fios sofrem a chamada miniaturização, que faz com que os fios nasçam cada vez mais finos, reduzindo significativamente o volume dos cabelos. Neste caso, quanto antes o tratamento for iniciado, melhor. Além disso, o paciente deve ter muita paciência, pois os fios demoram a responder ao tratamento e a volta do volume do cabelo pode ser lenta.
Alterações hormonais como tireóide, ciclo menstrual (ovários policísticos) e alterações do metabolismo na produção de glicemia e insulina também podem contribuir para a queda de cabelo. Além destas causas, uma das mais importantes é o desequilíbrio.
O equilíbrio interno é fator essencial para a prevenção da queda de cabelo. Uma boa alimentação, com quantidades adequadas de frutas, legumes, verduras, proteínas e alimentos anti-oxidantes auxiliam a melhora da queda e estimulam o nascimento de fios resistentes.
O desequilíbrio emocional ou estresse gera um desequilíbrio hormonal que resulta em inflamação, o que favorece a queda dos fios. Por este motivo, o tratamento de queda de cabelos não é tão simples como parece. Ele envolve uma vasta investigação clínica, dermatológica e laboratorial, uma correta interpretação dos exames e sintomas e um tratamento longo e cuidadoso.
Saiba como deixar seus cabelos sedosos e evitar o aspecto oleoso
Conheça fatores que podem levar ao excesso de oleosidade dos fios
Fios de cabelo agrupados na cabeça pode até dar a impressão de que a pessoa acabou de sair do banho, mas é só prestar um pouco mais de atenção que é visível a oleosidade dando o ar da graça. Mas por que algumas pessoas sofrem tanto com esse problema e outras não? O médico e tricologista Luciano Barssani, do Instituto do Cabelo, de São Paulo, explica que todo cabelo tem o chamado bulbo capilar onde existe uma glândula sebácea que produz óleo. "Esse sebo serve para proteger o couro cabeludo e os fios contra o sol, vento, etc. O problema é que algumas pessoas produzem mais gordura do que as outras", diz. (Veja dez perguntas e respostas sobre oleosidade dos cabelos).
No que se refere aos diferentes tipos de fios, como lisos e crespos, o cabeleireiro Gennaro Preite diz que os primeiros estão mais propensos a serem oleosos por possuírem suas cutículas sempre fechadas. "Aoleosidade que parte do couro cabeludo percorre toda a extensão da cabeça até as pontas, além de conter fios bem fininhos, o que facilita ainda mais a sua permanência", diz.
Além disso, há outros fatores que podem levar ao excesso de oleosidade. Segundo Preite, alteração hormonal, uso de antibióticos, estresse e alimentação rica em gordura agravam o problema. Conheça algumas dicas para evitar os fios grudentos:
Evite
- Banho com água quente. Prefira morna ou fria.
- Fricções muito forte no couro cabeludo na hora da lavagem. Massageie suavemente.
- Passar produtos pós-enxágue, os chamados leave-in. Eles contêm silicone e acabam dando um ar mais pesado e oleoso ao fio.
- Usar secador de cabelo muito quente e próximo à cabeça. O recomendável é 30 cm de distância.
- Passar as mãos nos fios e escová-los demais.
Aposte
- Procure lavar os cabelos todos os dias. No máximo dia sim, dia não.
- Escolha um xampu com pouco detergente e, de preferência, sem sal. O couro cabeludo é ácido, por isso, o pH do produto tem que ser entre 5,5 e 6,5. Essa informação deve estar disponibilizada no rótulo.
- Opte por condicionadores naturais e sem corantes. Boas opções são os com extrato de rosas brancas, prímola, sálvia, manteiga de karite e óleo de coco vegetal.
Operação resgate: três jeitos muito fáceis de revitalizar os cabelos
Lavagem adequada, hidratação e corte regular fazem milagres pelos fios
O cabelo enfraquecido, quebradiço e que cai o tempo todo está com os dias contados. E nem é preciso ir ao melhor salão de beleza ou comprar a máscara capilar mais cara do mercado. Siga a risca três etapas mágicas para garantir o fortalecimento e revitalização das madeixas: lavar, hidratar e cortar.
Hora de lavar
Os cabelos acumulam grande parte da sujeira a qual somos expostos diariamente. A higienização, neste caso, é o primeiro passo para livrar os fios das agressões para que eles não fiquem com a aparência danificada.
De acordo com o cabelereiro Ernani Fernandes, do salão MGet, uma boa lavagem exige cuidados simples. Em primeiro lugar, ensina o profissional, a cabeça deve estar bem molhada para receber o xampu recomendado ao seu tipo de cabelo.
A aplicação deve ser feita no topo, seguida de movimentos em zig-zag com a ponta dos dedos (não esfregue com as unhas) para espalhar o produto no couro cabeludo.
Depois do enxágue, o processo deve ser repetido, com atenção à aplicação do xampu, que agora deve ser passado do topo até as pontas, de cima para baixo, e esfregado por mechas. "Não adianta cumprir as etapas e descuidar do enxague", alerta o profissional.
Os resíduos de cosméticos abrem precedentes para o ressecamento e eletricidade dos fios. Depois, aplique o condicionador, mas com o cuidado de não deixá-los no cabelo. Principalmente quem pena com os fios secos, é tentada a cada banho.
O cabelo fica macio e escorre pelo pente debaixo do chuveiro, e você sonha em manter aquela sensação pelo dia todo. Mas não pense que deixar o creme no cabelo é melhor maneira de conseguir isso. "Os condicionadores conseguem penetrar e tratar os cabelos, fechando as escamas dos fios", afirma o cabeleireiro Paulo César Schettini Paulo César.
Mas deixar o produto depois do banho é péssimo, porque as escamas não se fecham, o cabelo fica elástico e acaba se quebrando à toa . Por isso, também é fundamental usar um creme hidratante ou leave-in após a lavagem.
Hidratação a cada 15 dias
As máscaras capilares, mesmo que não sejam de uso profissional, trazem ótimos resultados. Sem dúvida, você pode apelar para as máscaras quando o cabelo ressecar demais. O problema vai amenizar e a quebra dos fios diminui. Mas, mantendo uma rotina de hidratação cada quinze dias, os efeitos dos produtos são muito mais duradouros.
Quando os fios ressecam, a tendência é buscar produtos para cabelos secos. Mas é preciso diferenciar: seus cabelos são secos ou estão ressecados? "Se você tem cabelo oleoso ou normal e está sofrendo com o ressecamento por falta de cuidados, precisa usar uma máscara hidratante específica para o seu tipo de cabelo, e não apara condição que ele apresenta" , afirma o cabeleireiro Peterson Marrichi.
Do contrário, os fios podem ficar oleosos demais, com aparência de sujos e sem vitalidade. Além disso, como ficam mais porosos, os cabelos enfraquecem e podem até cair.
Outro detalhe importante: os fios devem ser lavados antes da aplicação. Com os cabelos limpos, os ativos hidratantes penetram mais profundamente nos fios.
Faça uma massagem com as pontas dos dedos (e não com as unhas) e deixe o produto agir segundo as indicações do fabricante. "A máscara continua agindo mesmo depois que é enxaguada. Se você deixa para lavar o cabelo depois de aplicá-la, o xampu leva embora boa parte do produto"
Preserve a raiz do cabelo. A máscara deve ser aplicada mecha por mecha, do meio dos fios até as pontas. Se for aplicada no topo, o cabelo ficará com aspecto de sujo, mesmo que tenha acabado de ser lavado.
A raiz solta um óleo natural que, se misturado com qualquer tipo de creme, deixa o cabelo com aspecto pesado. E não adianta achar que pode ficar com a máscara o dia todo. Normalmente, o limite de ação dos produtos não excede os 10 minutos.
A máscara abre as cutículas dos fios, por isso é importante retirar bem passado este tempo, diz Peterson Marrichi. Deixando resíduos da máscara dos fios, eles ficam mais suscetíveis às agressões, como poluição e o jato quente do secador. Nesses casos, a máscara mais prejudica do que ajuda a saúde do cabelo, finaliza o cabeleireiro.
Corte de três em três meses
Para muita gente, isso é papo de cabeleireiro. Mas não é, fique certa.
A não ser que seu cabelo demore muito para crescer, este é o tempo médio de duração de um corte.
"Passada essa fase, as pontas começam a abrir e os fios quebram-se com facilidade. Os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair"